top of page

História da Família Veronezi

A história da Casa Veronezi começou em 1886, quando Humberto Veronezi chegou ao Brasil vindo de Verona, na Itália. Inicialmente, ele se estabeleceu na região de Campinas, mas logo se mudou para Morro Agudo, na região de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Na década de 1950, a família mudou-se para Dumont, ainda na região de Ribeirão Preto, atraída por uma proposta de trabalho na lavoura de café como meeiros. Após anos de trabalho árduo, Atílio Veronezi, filho de Humberto, adquiriu a Fazenda Albertina, uma antiga fazenda inglesa.

Sendo uma família numerosa, os Veronezi sempre criaram galinhas e porcos para sustento próprio. O porco, além de fornecer carne, era valioso pela banha, usada para cozinhar e conservar alimentos em uma época sem geladeiras. Foi nesse período que começaram a produzir uma linguiça tipo salame, utilizando a receita tradicional de Verona, Itália.

Com o trabalho árduo, a família prosperou, adquirindo mais terras e investindo em máquinas como tratores e beneficiadoras de arroz. A Fazenda Albertina tornou-se um polo de atração local, prestando serviços de preparo de solo e colheita para vizinhos.

O constante fluxo de pessoas na propriedade gerou interesse pelos produtos feitos na fazenda, como a linguiça. Os pedidos de comercialização aumentaram, e assim, em 1980, nasceu a Casa Veronezi. Desde então, continuamos a produzir deliciosos produtos com a mesma tradição e qualidade que marcam nossa história há mais de um século.

Álvaro e Cristina 

4º Geração da Família à frente da empresa.
bottom of page